Coluna

Coluna

JUNIOR CALHEIROS

Ver coluna

Opinião: Onde estão os patriotas?

Bandeira1

Talvez seja um momento oportuno para nos questionarmos: onde estão os verdadeiros patriotas do nosso Brasil? Não sou um especialista em política, muito longe disso, mas permitam-me expressar minha opinião sobre o 7 de setembro deste ano, baseada na minha percepção ao acompanhar a transmissão pela TV Brasil e outros veículos de imprensa.

Foi evidente a redução do número de brasileiros que acompanharam o desfile deste ano. Isso é notável, uma vez que muitos que antes faziam questão de estar presentes no evento se declaravam patriotas, amantes do seu país. Um dia tão importante como o da independência nacional era tido como uma ocasião imperdível para mostrar esse amor à pátria.

Entretanto, neste ano, vimos na tela da TV os mesmos militares, os mesmos veículos e as mesmas apresentações de sempre. A diferença estava na cadeira de presidente, agora ocupada por Lula e sua esposa, Janja. E, curiosamente, a mera presença do presidente foi o suficiente para afastar muitos desses ditos patriotas do evento que celebra a pátria brasileira.

Isso nos leva a refletir: esses indivíduos eram verdadeiramente patriotas, ou estavam ali mais como admiradores de um presidente que soube utilizar o marketing e a imagem política em torno do verdadeiro patriotismo? Vale a pena ponderar sobre o que realmente significa ser um patriota e se o fervor nacional vai além das figuras políticas que o representam.

Últimas Notícias