O que tomar para acabar com ressaca?

Por Redação
19/02/2023

A ressaca é um conjunto de sintomas desagradáveis que podem ocorrer depois de beber em excesso. Esses sintomas incluem dor de cabeça, náusea, fadiga, tontura e sensibilidade à luz. Embora a melhor maneira de evitar a ressaca seja limitar o consumo de álcool, existem algumas medidas que podem ajudar a minimizar os sintomas caso você exagere na bebida.

Uma das principais causas da ressaca é a desidratação. O álcool é um diurético, o que significa que ele faz você urinar com mais frequência e pode levar à desidratação. Portanto, a hidratação é crucial para se livrar da ressaca. Beba muita água ou outras bebidas não alcoólicas antes, durante e após a ingestão de álcool.

Outra dica importante é comer bem antes e depois de beber. Alimentos ricos em carboidratos, como pão, massa ou arroz, podem ajudar a absorver o álcool e minimizar a sensação de náusea. Além disso, alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas e vegetais, podem ajudar a repor os nutrientes perdidos durante a desidratação.

Algumas pessoas juram por uma xícara de café forte para curar a ressaca. Embora a cafeína possa ajudar a aliviar a dor de cabeça, ela também pode agravar a desidratação, portanto, não exagere na quantidade de café que você toma.

Finalmente, alguns medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas da ressaca. Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno ou aspirina, podem ajudar a aliviar a dor de cabeça e a dor muscular. No entanto, evite tomar paracetamol, pois pode ser prejudicial ao fígado quando combinado com álcool.

Em resumo, para acabar com a ressaca, é importante manter-se hidratado, comer bem, evitar o consumo excessivo de cafeína e, se necessário, tomar medicamentos que possam aliviar os sintomas. Mas a melhor maneira de evitar a ressaca é limitar a quantidade de álcool que você consome. Lembre-se de que beber com moderação é sempre a melhor opção para a sua saúde e bem-estar.

Veja também:

Fique por dentro de outros assuntos do mundo do entretenimento e do mundo dos famosos no Instagram @entreter7 e no programa Antena Tarde. De segunda a sexta, às 13h com participação de Alexandre Moreno, na Rede Antena7 e na TV Farol (canal 16.1 em Maceió).

Esse texto pode ter conteúdo produzido por IA como co-autor.

SAÚDE