Novelas estrangeiras marcaram história na TV Brasileira

Por Redação
01/04/2023

As telenovelas mexicanas são um dos maiores sucessos da TV brasileira. Essas novelas envolventes, com personagens marcantes e cenas dramáticas, conquistaram milhares de fãs em nosso país. Vamos conhecer um pouco mais sobre essas produções?

As novelas mexicanas foram introduzidas na TV brasileira em meados dos anos 80 e rapidamente ganharam espaço na programação. Logo, elas se tornaram um fenômeno de audiência, conquistando um público fiel e apaixonado.

Novelas estrangeiras marcaram história na TV Brasileira
Os Ricos Também choram foi o maior sucesso no SBT | Foto: Reprodução

Entre as novelas mexicanas que mais fizeram sucesso no Brasil estão “Os Ricos Também Choram”, “Maria do Bairro” e “A Usurpadora”. Mas o que fez essas novelas mexicanas tão populares por aqui?

Novelas estrangeiras marcaram história na TV Brasileira
Maria do Bairro

As novelas mexicanas são conhecidas por suas tramas envolventes, repletas de reviravoltas, paixões proibidas e conflitos familiares. Além disso, os personagens são geralmente muito marcantes, com personalidades fortes e cenas dramáticas que emocionam o público.

E não podemos esquecer das trilhas sonoras das novelas mexicanas, que também conquistaram o público brasileiro. Muitas dessas músicas se tornaram verdadeiros sucessos e até hoje são lembradas e cantadas por muitos fãs dessas novelas.

Quem não se lembra do tema de Paola Bracho? [Ouça abaixo]

Tema de Paola na novela A Usurpadora

Novelas latinas no Brasil

Depois de falarmos sobre as novelas mexicanas, agora é hora de conhecer um pouco mais sobre as novelas latinas que também fizeram muito sucesso no Brasil.

Produzidas em países como Argentina e Venezuela, essas novelas chegaram ao Brasil na década de 90 e logo ganharam espaço na programação das emissoras de TV. Entre as novelas latinas mais populares no Brasil estão “Betty, a Feia“, “Chiquititas” e “Rebelde“.

Assim como as novelas mexicanas, as novelas latinas são conhecidas por suas tramas envolventes, com personagens marcantes e cenas dramáticas. No entanto, essas novelas costumam abordar temas mais contemporâneos, como o empoderamento feminino, a diversidade e a inclusão social.

E assim como as novelas mexicanas, as novelas latinas também conquistaram um público fiel e apaixonado no Brasil. Muitas vezes, essas novelas eram exibidas no horário nobre, e as pessoas faziam questão de assistir a cada capítulo e se envolver com as histórias e personagens.

Novelas brasileiras que tiveram inspirações europeias

Depois de falarmos sobre as novelas mexicanas e as novelas latinas, agora é hora de conhecer as novelas europeias que também deixaram sua marca na história da TV brasileira.

Novelas estrangeiras marcaram história na TV Brasileira
Novela Roque Santeiro é inspirada em obra literária portuguesa

Embora as novelas europeias não sejam tão conhecidas no Brasil como as novelas mexicanas e latinas, algumas produções europeias foram muito bem recebidas pelo público brasileiro. Entre elas, destacam-se “Roque Santeiro” e “Tieta“, duas novelas brasileiras inspiradas em obras literárias portuguesas.

Novelas estrangeiras marcaram história na TV Brasileira
Cena da novela O Sexo dos Anjos, da Globo

Além das novelas brasileiras inspiradas em obras literárias portuguesas, também tivemos a exibição de algumas novelas europeias, como “Pacto de Sangue” e “O Sexo dos Anjos”. Essas novelas também contavam com tramas envolventes e personagens marcantes, o que fez com que conquistassem um público fiel.

Novelas estrangeiras marcaram história na TV Brasileira
Cena da novela Pacto de Sangue, da TV Globo

Apesar de não terem tido o mesmo impacto que as novelas mexicanas e latinas, as novelas europeias contribuíram para a diversidade da programação da TV brasileira. E, assim como aconteceu com as outras produções estrangeiras, as pessoas que assistiram a essas novelas guardam na memória cenas e personagens inesquecíveis.

Veja também:

Fique por dentro de outros assuntos do mundo do entretenimento e do mundo dos famosos no Instagram @entreter7 e no programa Antena Tarde. De segunda a sexta, às 13h com participação de Alexandre Moreno, na Rede Antena7 e na TV Farol (canal 16.1 em Maceió).

Esse texto pode ter conteúdo produzido por IA como co-autor.

ESPECIAL