Geladeira ou freezer? qual é a melhor opção para a sua cozinha?

Por Tudo Gostoso
30/06/2023

Você já se perguntou qual a diferença entre o freezer e a geladeira? Muito utilizado em cozinhas profissionais, o freezer é um dos aparelhos mais importantes para quem cozinha, conservando o alimento e ajudando na finalização de diversos pratos, sendo eles doces ou salgados.

Tais funções são muito parecidas com a geladeira, fazendo com que esta seja a dúvida de muitas pessoas, principalmente na hora de escolher qual dos dois aparelhos ter em casa. Por isso, para te ajudar a entender melhor o funcionamento de cada um e como escolher a opção ideal para o seu tipo de cozinha, o TudoGostoso preparou um guia com as principais diferenças e vantagens de cada um, veja a seguir!

Diferença de temperatura

A geladeira é dividida em diferentes opções, tendo embutido um freezer que ajuda na conservação dos alimentos. Por ser voltado para uso doméstico e separado em divisórias para cada tipo de alimento e função, a geladeira possui uma diferença menor que o freezer, pois o aparelho possui apenas uma função e ambiente integrado.

Por isso, a temperatura do freezer pode atingir uma temperatura média de -14°C a -25°C, pois a intenção é gelar de maneira mais rápida e manter os alimentos conservados por muito mais tempo. Já a geladeira alcança até 7°C e por ser aberta frequentemente dentro de casa, não consegue alcançar temperaturas mais frias por causa da troca de temperatura com o ambiente.

Tamanho

Como dito anteriormente, a geladeira é um espaço segmentado em diferentes áreas, com o foco em manter conservado o maior número de alimentos e assim atendendo a famílias de diferentes tamanhos. Dessa maneira, é possível encontrar geladeiras de diferentes tamanhos e profundidades. Por isso, no momento da compra é importante levar em consideração a quantidade de pessoas que vão utilizar o aparelho e entender a necessidade de cada família.

Além disso, a geladeira possui diferentes repartições que ajudam na organização e otimização do espaço, fazendo com que seja mais fácil encontrar determinados alimentos.

O freezer também possui um bom espaço de armazenamento, principalmente porque ele é dedicado à refrigeração de alimentos. Ele também pode ser encontrado em diferentes tamanhos e até mesmo formatos, podendo ser horizontais ou verticais, por isso, atente-se às necessidades da cozinha no momento da compra.

Freezer horizontal ou vertical?

O freezer pode ser encontrado na opção vertical assim como na geladeira e também na horizontal, sendo mais comuns em restaurantes menores, quiosques, dentre outros.

Como o modelo vertical é parecido com uma geladeira, é comum encontrar opções que tenham divisórias e até mesmo gavetas de armazenamento, facilitando a organização do aparelho e dos alimentos.

Já as opções horizontais que são mais comuns no Brasil, são perfeitas para quem está iniciando na culinária profissional e necessita de um aparelho que gela mais rápido. Porém, este modelo requer mais espaço que o modelo vertical.

Veja também:

Fique por dentro de outros assuntos do mundo do entretenimento e do mundo dos famosos no Instagram @entreter7 e no programa Antena Tarde. De segunda a sexta, às 13h com participação de Alexandre Moreno, na Rede Antena7 e na TV Farol (canal 16.1 em Maceió).

Esse texto pode ter conteúdo produzido por IA como co-autor.