Faustão ocupava 2º lugar na fila para transplante; 1º lugar recusou coração

Por Splash Uol
28/08/2023

Fausto Silva, 73, ocupava o segundo lugar na fila de prioridade para transplante de coração, mas o apresentador conseguiu ser transplantado neste domingo (27) após a equipe transplantadora do paciente que ocupava o topo da lista recusar o órgão. As informações são da Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

Segundo a Central, o coração foi doado durante a madrugada deste domingo. O sistema informatizado da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo localizou 12 pacientes que atendiam aos requisitos para o transplante, dos quais quatro apareciam como prioritários —Fausto em segundo.

O órgão foi ofertado ao paciente que ocupava o topo, mas a equipe transplantadora do paciente recusou o coração — a secretaria não informou o porquê da recusa. Vale destacar que recusas podem acontecer por potenciais incompatibilidade entre receptor e doador.

“A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção”, diz a Central.

A Central também informou que o tempo de espera para transplante cardíaco para receptores do grupo sanguíneo B, que é o caso de Faustão, é de um a três meses. Entretanto, pacientes com quadro grave de saúde, a exemplo do apresentador, reduz significativamente o tempo de espera devido o risco de morte.

A explicação do transplante de Faustão acontece concomitantemente com comentários em redes sociais questionando a rapidez com que o apresentador havia conseguido o coração. “Ser rico deve ser muito bom”, escreveu um usuário, enquanto outro postou: “Nunca duvide do poder de compra de um bilionário”.

Em resposta a essas mensagens, João Guilherme, filho do apresentador, republicou postagem do amigo, Enzo Celulari: “1 – Seguimos em oração pela rápida recuperação do nosso querido Fausto após a realização do transplante bem-sucedido. 2 – Informem-se antes de julgar”.

O anúncio da inclusão de Faustão na fila do SUS por transplante de coração foi feito há sete dias, em 20 de agosto.

Faustão transplantado

Internado desde 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Fausto Silva fez cirurgia para receber o novo coração em 27 de agosto. O apresentador estava em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração, o que lhe colocou na lista de prioridades.

Veja também:

Fique por dentro de outros assuntos do mundo do entretenimento e do mundo dos famosos no Instagram @entreter7 e no programa Antena Tarde. De segunda a sexta, às 13h com participação de Alexandre Moreno, na Rede Antena7 e na TV Farol (canal 16.1 em Maceió).

Esse texto pode ter conteúdo produzido por IA como co-autor.

FAMOSOS