Exposição fotográfica homenageia músicos negros de Alagoas

Por Redação
25/03/2023

A exposição fotográfica “Músicos Negros em Alagoas”, que homenageia 25 artistas alagoanos, está disponível para visitação gratuita no Café da Linda, no Teatro Deodoro, exaltando a potência musical negra de Alagoas. Com imagens em preto e branco, no estilo still, a mostra foi fotografada por Pablo de Luca e ficará em cartaz até 22 de abril. A exposição também enaltece a memória da saudosa Mãe Vera, que faleceu em 2022. A ideia da mostra surgiu do desejo de dar mais visibilidade aos negros e negras que resistem no mundo da música, e o percussionista Wilson Santos, curador da mostra, convidou o fotógrafo Pablo de Luca para o projeto. De acordo com Wilson, a ideia era mergulhar na história de cada artista, e montaram um questionário para colher informações sobre a importância da música na vida de cada um. O fotógrafo escolheu o estilo das fotos em preto e branco para mostrar homogeneidade na linguagem visual, o que traz um significado especial às imagens.

A contribuição do povo preto na arte e cultura alagoanas é indiscutível, principalmente quando se trata da musicalidade. A mostra homenageia artistas como Alex Marques, André Timbaleiro, Caco Vital, Dani Lins, Diego Oliveira, Dinho Zampier, Djalma Santos, Emerson Ricardo, Everaldo Borges, Igbonan Rocha, Léo Monteiro, Letícia Sant’Ana, Luana Costa, Luiz de Assis, Nani Moreno, Nilton Souza, Oseas Monteiro, Rafaela Quintino, Sérgio Santana, Sidnei Sena, Uruba, Wellington Pinheiro, Wilson Santos e Ykson Nascimento. A exposição é importante para a visibilidade e o reconhecimento dos artistas locais, dando uma oportunidade de alcançar olhares que talvez nunca estivessem voltados para a arte de tantos artistas negros que são um verdadeiro diamante, mas que não conseguem uma visibilidade relevante.

Luana Costa, uma das homenageadas pela mostra, afirma que o projeto é uma injeção de autoestima para os artistas, enquanto Nany Moreno encarou o projeto como uma forma de “sair da toca”. A exposição também representa uma oportunidade para o público conhecer mais sobre a história e a importância desses artistas para a cultura alagoana. A mostra fotográfica é uma iniciativa relevante e necessária, pois evidencia o talento e a contribuição da população negra na música de Alagoas. Segundo Wilson Santos, essa será apenas a primeira edição e muitos outros músicos ainda serão enaltecidos em futuras exposições.

Veja também:

Fique por dentro de outros assuntos do mundo do entretenimento e do mundo dos famosos no Instagram @entreter7 e no programa Antena Tarde. De segunda a sexta, às 13h com participação de Alexandre Moreno, na Rede Antena7 e na TV Farol (canal 16.1 em Maceió).

Esse texto pode ter conteúdo produzido por IA como co-autor.

EXPOSIÇÃO