Diretor Aderbal Freire-Filho, marido de Marieta Severo, será velado em teatro criado pela atriz

Por R7
10/08/2023

O velório do diretor de teatro Aderbal Freire-Filho, morto aos 82 anos na última quarta-feira (9), acontece na manhã desta quinta-feira (10). A cerimônia acontece no Teatro Poeira, no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, das 10h às 14h. O local escolhido pela cerimônia foi fundado por Marieta Severo, com quem o artista era casado.

O Teatro Poeira foi fundado por Marieta e Andréa Beltrão em 2005. As atrizes idealizaram e compraram os prédios que abrigam o teatro. Freire-Filho e Severo eram casados desde 2000 e não tiveram filhos juntos.

Após o velório, o corpo de Aderbal Freire-Filho será cremado. A cremação acontece o Memorial do Carmo, no bairro do Caju, zona portuária da capital fluminense.

Antes de morrer, o diretor de teatro estava internado no Hospital Copa Star, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele sofreu um AVC hemorrágico em 2020 e enfrentava complicações desde então.

Aderbal nasceu em Fortaleza e quando adolescente já participava de grupos amadores de teatro. Em 1970, depois de se mudar para o Rio de Janeiro, ele estreou como ator em Diário de um Louco, ao encenar a peça dentro de um ônibus que percorria as ruas da cidade. O primeiro trabalho de direção foi na obra O Cordão Umbilical, em 1972, mas o primeiro sucesso profissional se deu com o monólogo protagonizado por Marília Pêra (1943-2015), em Apareceu a Margarida (1973).

Veja também:

Fique por dentro de outros assuntos do mundo do entretenimento e do mundo dos famosos no Instagram @entreter7 e no programa Antena Tarde. De segunda a sexta, às 13h com participação de Alexandre Moreno, na Rede Antena7 e na TV Farol (canal 16.1 em Maceió).

Esse texto pode ter conteúdo produzido por IA como co-autor.

LUTO