Deputados querem a cassação de Nikolas Ferreira

Por Redação
23/05/2023

Os deputados federais estão buscando a cassação de Nikolas Ferreira (PL) antes do término de seu mandato. Nos corredores da Câmara, eles desejam que ele seja cassado pela Justiça Eleitoral, poupando-os de um processo interno. O deputado bolsonarista não é considerado parte do grupo e é malvisto devido ao seu estilo escandaloso e propenso a ofensas.

Uma denúncia recente feita pela Justiça Eleitoral pode ser o elemento que faltava para transformar a onda de desaprovação contra Nikolas em um tsunami. A acusação é de que o Partido Liberal (PL) de Minas Gerais teria utilizado candidaturas femininas fictícias para cumprir a cota exigida durante o período eleitoral. Caso essa acusação seja comprovada, toda a chapa será prejudicada e o deputado federal perderá seu cargo.

O caso ainda será julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais e, em caso de derrota, o deputado federal e o próprio partido poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e até mesmo ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Embora o caso envolva o partido, que é um dos maiores do país e possui grande influência nos bastidores, a avaliação interna é de que o próprio PL Nacional, sob o comando de Valdemar da Costa Neto, pode não se esforçar muito para evitar a queda de seus parlamentares em Minas Gerais. Isso ocorreria para proteger a instituição partidária, sem precisar romper com Jair Bolsonaro, entregando assim a cabeça de Nikolas Ferreira.

Isso se deve ao fato de que nos bastidores, a aproximação do partido, um dos mais tradicionais do país, com o radicalismo da extrema-direita não tem sido vista com bons olhos. Valdemar mesmo tem dado sinais de que deseja se distanciar desse grupo e retomar o perfil pragmático que sempre deu destaque ao PL. Isso poderia significar abrir mão de figuras como Nikolas Ferreira.

Veja também:

Fique por dentro de outros assuntos do mundo do entretenimento e do mundo dos famosos no Instagram @entreter7 e no programa Antena Tarde. De segunda a sexta, às 13h com participação de Alexandre Moreno, na Rede Antena7 e na TV Farol (canal 16.1 em Maceió).

Esse texto pode ter conteúdo produzido por IA como co-autor.