Asteroide de 300 metros passará perto da Terra e Nasa o classifica como ‘possivelmente perigoso’

Por O DIA
27/04/2023

O asteroide 2006 HV5 de 300 metros de diâmetro passará próximo à Terra nesta quarta-feira (26). Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), ele estará a seis vezes a distância entre a Terra e a Lua do planeta, o que significa estar a 2,4 milhões de quilômetros da superfície.

A Nasa o classificou como “possivelmente perigoso” por estar entre os 2,3 mil asteroides que podem atingir o planeta, mas a ESA informou que, apesar da alta velocidade que ele percorre (61 mil km/h), não há risco de colisão com a Terra.

Publicidade

Para se ter dimensão do tamanho do artefato, ele é oito vezes maior do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e é maior do que a Torre Eifel, que tem 125 metros de diâmetro, localizada na França.

Apesar do tamanho do asteroide gigante, não será possível visualizá-lo a olho nu, por ele passar no período diurno. Será preciso utilizar telescópios sofisticados.

“A ESA está trabalhando para melhorar nossa capacidade de identificar e rastrear asteroides como esse”, disse Juan Luis Cano, da defesa planetária da ESA.

Veja também:

Fique por dentro de outros assuntos do mundo do entretenimento e do mundo dos famosos no Instagram @entreter7 e no programa Antena Tarde. De segunda a sexta, às 13h com participação de Alexandre Moreno, na Rede Antena7 e na TV Farol (canal 16.1 em Maceió).

Esse texto pode ter conteúdo produzido por IA como co-autor.

BIZARRO